Olá! Sejam Bem-vindos a Matacães. :-) Espero que vos possa ajudar a descobrir um pouco desta pequena, mas GRANDE aldeia portuguesa, que é Matacães... Fiquem Bem ;-)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Demorou um bocado, mas finalmente consegui arranjar a cantiga de Matacães, neste vídeo que vou mostrar, entra uma senhora chamada Maria Adelaide Pereira, uma mulher muito conhecida, e que já fez muita coisa pela nossa freguesia. Mais abaixo vou escrever a letra da cantiga:



Matacães, ó Matacães,
Bravo nome, e com glória.
Por defender Portugal,
Ficou gravado na História.

O seu nome, feio é,
Mas para mim beleza é ser
Gritarei em toda a parte
Matacães é a minha terra.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

1ºEvento

Bom pessoal, este vai ser o 1ºEvento que eu vou publicar no blogue, e que por acaso também é o 1ºEvento do ano cá em Matacães :P (apartes...). Ainda não vos posso dizer o que é, só vos posso dizer que vai dar que falar,... e ler, asseriu, mesmo!!!
Bom, vou dar-vos uma oportunidade para adivinharem,.............MAS SÓ UMA!!! :@

Porquê este nome tão......ridículo?


Bom, estão a ver esta estátua aqui ao vosso lado, diga-mos que foi no reinado dele, durante a Reconquista Cristã, num combate contra os Mouros, depois da tropa desta pessoa ter conquistado a diversa área de Torres Vedras, conseguiu que os Mouros caíssem na sua armadilha, e foi então que ele disse uma das mais conhecidas frases de cá desta freguesia: "Matem-me esses Cães...", e pode-se dizer que foi a partir de aí que esta terra foi designada de Matacães. Ainda não descobriram em que reinado foi?, foi no reinado do 1º rei de Portugal, D. Afonso Henriques...daahhh!